ovni,moçambique,extraterrestre,2012,avistamento,africa,maputo,tete,matola,beira,nampula,cabo delgado
Terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

Planeta descoberto pela Nasa orbita duas estrelas


 

Foto: Nasa/Divulgação
A Nasa (a agência espacial americana) anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um planeta que orbita ao redor de duas estrelas, algo semelhante ao planeta imaginário Tatooine, presente na saga de ficção científica Guerra nas Estrelas (Star Wars).
Os cientistas conheciam a existência de planetas circumbinários (que orbitam duas estrelas), porém, esta é a primeira vez que conseguiram captar o movimento do planeta ao redor de seus dois sóis. A descoberta foi alcançada graças às imagens do observatório espacial Kepler.
A equipe liderada por Laurance Doyle - do Instituto Seti, da Califórnia - anunciou nesta quinta o novo planeta, que se chamará Kepler 16-B. Durante o anuncio, em entrevista coletiva, os cientistas intercalaram imagens reais com trechos do filme de George Lucas.
O novo planeta Kepler 16-B orbita em ambas as estrelas à vista do telescópio espacial Kepler. Os dois sóis também ofuscam um ao outro, o que permite medições bem precisas da massa e das trajetórias dos três corpos.
"Mais uma vez, o que costumava ser ficção científica se tornou realidade", declarou Alan Boss, um dos cientistas que participa do projeto, à revista Science, que publicou a descoberta.
Embora apresente uma densidade superior a média e viaje em uma órbita quase circular de 229 dias ao redor de suas duas estrelas, o novo planeta se parece com Saturno. Klepler 16-B foi detectado a cerca de 200 anos luz da Terra e demonstra a diversidade dos planetas existentes na Via Láctea, considerou Nick Gautier, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia.
As duas estrelas representam 20% e 69% da massa do Sol, respectivamente, e seguem uma órbita original de 41 dias uma ao redor da outra, aponta o estudo. Dada a relação do planeta com suas estrelas, Doyle e sua equipe também levantaram a hipótese que o planeta tenha se formado no próprio disco de pó e gás que originou ambos os sóis.
Kepler é a primeira missão da Nasa capaz de encontrar planetas do tamanho da Terra na chamada "zona habitável", região em um sistema planetário onde pode existir água em estado líquido na superfície do planeta em órbita.
Mesmo com a necessidade de novas observações para atingir o objetivo proposto, Kepler já detectou planetas e candidatos a planetas de inúmeros tamanhos e distâncias orbitais. Segundo a Nasa, esse experimento pode ajudar a compreender melhor nosso lugar na galáxia
 



publicado por ovni às 02:01
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De João Sá a 6 de Dezembro de 2011 às 08:30
Bom dia :)
O post está em destaque Na Rede na homepage do SAPO Moçambique (http://sapo.mz).


De Anselmo Lisboa a 6 de Dezembro de 2011 às 16:39
Interessante isso! Eh possivel que nao estejamos sos no Universo, que haja outros seres racionais noutros planetas, como temos visto nos filmes! Bom trabalho e muita forca para os Cientistas.


De Fernando Ramos a 10 de Dezembro de 2011 às 12:52
É possível que não estejamos sós???
Num espaço tão grande, enorme, infinito (dizem), haver apenas um planeta habitado por seres inteligentes???
Como disse o outro, isso seria um enorme desperdício de espaço.

É claro que há vida inteligente noutros planetas.


De PANCRACIO a 7 de Dezembro de 2011 às 02:58
MUITO BOM POIS SEMPRE TIVE A CERTESA DE QUE NÃO ESTAMOS SÓS NO UNIVERSSO, E PARA OS CIENTISTAS UM OTIMO FEITO E NA MINHA OPINÃO NÃO TEM PREÇO TODO O EMPENHO PARA DESCOBRIR SE ESTAMOS SÓS OU NÃO NO QUE CONCERNE SOMOS OS UNICOS OU NÃO.


De saulo fraga de aldemar a 8 de Dezembro de 2011 às 16:29
Meus amigos, eu acho que é de grande ignorancia acreditarmos que estamos a sos neste universo, descobrirmos planetas que se parecem com o nosso e acreditar poder ter vida nele é uma grande bobagem, se estamos falando de vida extraterrestre todos os planetas podem ter vida só que não como conhecemos cada qual com a sua singularidade uns podem ser só energia que alias não podemos ver, outros com outro tipo de forma ou materia que ainda não conhecemos, vcs acham que no infinito do universo estamos realmente a sos??????


Comentar post

omz

free counters

.Novembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. Al Worden e os OVNIs

. Joseph Albert Walker e os...

. Major Robert White e os O...

. Donald Slayton e os OVNIs

. Dr. Brian O’Leary e os OV...

. Major-general Pavel Popov...

. Edgar D. Mitchell e os OV...

. James McDivitt e os OVNIs

. James Lovell e os OVNIs

. Major General Vladimir Ko...

.arquivos

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

ovni

Nova Zelândia divulga doc... triangulo da bermudas Countdownr extraterrestres africa Famíla acredita ter visto... Mar do Diabo objecto não identificado avistamento tecnologia campo magnético Núcleo da Terra afinal gi... ufo A Tecnologia ajuda a desv... Web Toolbar by Wibiya OVNI, Extraterrestres, ap... OVNI visto em 20 de setem... brasil Desaparecimentos no Triân... ovni comentar argentina Março 2011 Abril 2011 Triângulo das Bermudas planetas adicionar aos favoritos Outubro 2011 moçambique nova zelandia onvi 21 Fevereiro 2011 extraterrestre Portal OVNI sistema solar antiguidade peru abdução OVNI cilíndrico avistado ... terra link do post Janeiro 2011
Blogs Amaneira Diretório de Blogs Bloggers.com Top Blogs Amaneira
Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translator

Clique para obter o código do widget do Clima Mundial
CURRENT MOON

.pesquisar

 

.subscrever feeds